Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > INPI concede ao CETEM e à UFPI carta patente de invenção sobre tecnologia de clarificação de óleos utilizando Palygorskita
Início do conteúdo da página

INPI concede ao CETEM e à UFPI carta patente de invenção sobre tecnologia de clarificação de óleos utilizando Palygorskita

Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 14h54 | Última atualização em Terça, 05 de Maio de 2020, 14h41 | Acessos: 96

Patente concedida à Universidade Federal do Piauí (UFPI), referente ao processo de clarificação de óleos usando palygorskita ativada termicamente, foi desenvolvida em parceria com o CETEM.
A pesquisa que deu origem à patente foi desenvolvida pela Mestra Katiane Xavier, sob orientação do Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPI.
Além dos pesquisadores Edson Cavalcanti e Katiane Xavier, constam como inventores da patente de invenção intitulada "Processo de Clarificação de Óleos Usando a Palygorskita Ativada Termicamente", Maria Rita de Morais Chaves Santos, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPI, o pesquisador Adão Benvindo da Luz, do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e a empresa Itaoeste.

A palygorskita é um mineral argiloso, de estrutura fibrosa com diversos usos industriais, tais como: fluido de perfuração; descoramento de óleos vegetais, minerais e animais; absorventes de óleos e graxas; absorventes de dejetos de animais domésticos (pet litter); purificação de águas para consumo humano; entre outros.

Saiba mais sobre o processo em clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página