Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM elabora nova Edição da Cartilha de Segurança e Saúde no Trabalho em Pedreiras de Rochas Ornamentais
Início do conteúdo da página

CETEM elabora nova Edição da Cartilha de Segurança e Saúde no Trabalho em Pedreiras de Rochas Ornamentais

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 11h44 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 09h53 | Acessos: 199

A nova edição da cartilha, revisada e ampliada, foi atualizada com a legislação referente à Saúde e à Segurança no Trabalho, também foi ampliada com conteúdo relativo a equipamentos de movimentação e transporte, perfuratrizes e máquinas de fio diamantado. Clique aqui para fazer o download. 

 Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 8% dos acidentes com mortes relacionados ao trabalho acontecem no setor de mineração, o que representa, aproximadamente, 80 vidas perdidas por dia. O setor de rochas ornamentais, de acordo com estimativas do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, registrou mais de 1.000 acidentes em 2017, com a perda de 12 vidas. Embora as empresas, nos últimos anos, tenham investido em ações para melhorar as condições laborais dos trabalhadores das pedreiras, é importante contar com materiais de apoio para reforçar essas ações.

Capa do livro Cartilha de Segurança e Saúde no Trabalho em Pedreiras de

A cartilha de Segurança e Saúde no Trabalho em Pedreiras de Rochas Ornamentais, elaborada pelo CETEM, fornece informações e recomendações para conscientizar trabalhadores da importância de proteger sua saúde. Sem pretender abranger toda a legislação nem ser instrumento normativo, mas sim educativo, a cartilha, em tamanho de bolso, apresenta as informações em forma de textos simplificados e ilustrações incluindo definições de riscos e acidentes de trabalho, uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), cuidados com equipamentos e máquinas nas pedreiras e, ainda, outras questões ligadas à saúde, ao bem-estar e à higiene do trabalhador e o ambiente de trabalho. Este trabalho de autoria de Nuria Castro, Leonardo Cattabriga, Francisco Hollanda (CETEM/MCTIC), Bruno Ferreira (Design e Ilustração) e Gina Coelho Marins (Perícia Médica Federal/ME) baseou-se nas Normas Regulamentadoras relativas à Segurança e Saúde no Trabalho - SST, da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia. Clique aqui para fazer o download.

registrado em:
Fim do conteúdo da página