Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Programas e Projetos > Projetos InterInstitucionais
Início do conteúdo da página

Projetos InterInstitucionais

O Projeto INCT - PATRIA irá estruturar/impulsionar o suporte à cadeia produtiva de terras-raras, com foco na demanda das tecnologias emergentes - motores e geradores eólicos de elevado desempenho à base de ímãs permanentes. Em longo prazo, o projeto desenvolverá soluções tecnológicas visando viabilizar economicamente a cadeia produtiva dos elementos terras-raras, especialmente o setor de metalurgia extrativa e de beneficiamento mineral, transformando o Brasil em um dos maiores players mundiais de terras-raras. O papel do CETEM dentro do projeto consiste em implementar ações de PD&I nas linhas temáticas de caracterização mineralógica, análises químicas, processamento mineral, metalurgia extrativa para obtenção e separação de óxidos de terras-raras a partir do minério xenotímio da Mina do Pitinga-AM.

Pesquisador responsável no CETEM: Ysrael Marrero Vera
Patrocínio: CNPq e FAPERJ
Instituições: USP/IPT (coordenação geral), CETEM, CERTI, IPEN, INOVA, ISI, UFF, UFSC, CBMM e WEG
Período: março/2017-março/2023

Leia mais...

O Programa Entidades Associadas é regulamentado pela Portaria MCT nº 613, de 23/07/2009 (http://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-613-2009_217682.html) . O Programa prevê a associação formal entre uma ou mais Unidades de Pesquisa (UP) do MCTIC e laboratórios, centros, núcleos ou departamentos de instituições universitárias ou de pesquisa científica ou tecnológica, que desenvolvam programas de interesse estratégico para o País, como forma de promoção e consolidação de ações e projetos avançados de maior amplitude científica, tecnológica e de inovação. O principal objetivo do programa é dinamizar o desenvolvimento científico e tecnológico no País.

Coordenador Nacional(CETEM): Dr. Francisco Wilson Hollanda Vidal
Coordenador Regional (UFCG): Dr. Elbert Valdiviezo Viera
Patrocínio: Secretaria Executiva do MCTIC

Leia mais...

O Programa Entidades Associadas prevê a associação formal entre uma ou mais Unidades de Pesquisa (UP) do MCTI e laboratórios, centros, núcleos ou departamentos de instituições universitárias ou de pesquisa científica ou tecnológica, que desenvolvam programas de interesse estratégico para o País, como forma de promoção e consolidação de ações e projetos avançados de maior amplitude científica, tecnológica e de inovação. O principal objetivo do programa é dinamizar o desenvolvimento científico e tecnológico no País.

Coordenador Nacional(CETEM): Dr. Francisco Wilson Hollanda Vidal
Coordenador Regional (UFPE): Dr. Carlos Magno Muniz e Silva
Patrocínio: Secretaria Executiva do MCTIC

Leia mais...

Fim do conteúdo da página