Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Popularização da Ciência > Popularização da Ciência > Eventos Realizados > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - CETEM de Portas Abertas 2015
Início do conteúdo da página

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - CETEM de Portas Abertas 2015

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2015, 09h42 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 16h08 | Acessos: 5658

A sexta edição do CETEM de Portas Abertas acontece entre os dias 19 e 23 de outubro, nas dependências do CETEM, localizado à Avenida Pedro Calmon, 900 - Cidade Universitária, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Mais informações pelo e-mail: divulgacao@cetem.gov.br

Notícias 

Para oferecermos um melhor atendimento aos visitantes, o CETEM abriu inscrições para grupos de estudantes ao CETEM de Portas Abertas. Para agendar uma turma, o professor precisa preencher o formulário constante no menu lateral denominado Inscrição de grupos e enviar para a organização do evento. O CETEM de Portas Abertas acontece entre os dias 19 e 23 de outubro, nas dependências do CETEM, localizado à Avenida Pedro Calmon, 900 - Cidade Universitária, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. O formulário estará disponível a partir do dia 28 de setembro.

Programação

Exposição Mundo Mineral
Serão expostas amostras de rochas e minerais  que utilizados como insumo pela indústria, exercem influência direta no cotidiano de toda a sociedade brasileira. Também serão expostas amostras de gemas.

Interação da luz com os cristais
Serão apresentados nove experimentos sobre o tema. Conheça o fenômeno da dupla refração, que ocorre na maioria dos cristais. Saiba o que significa pleocroismo. Descubra o efeito alexandrita. Analise o espectro de uma lâmpada incandescente, entre outras curiosidades.

Demonstração de Óxidos de Terras-Raras
Pesquisadores irão apresentar ao público as famosas terras-raras, na forma de óxidos. Para que você conheça a utilidade desses elementos, serão promovidas explicações sobre uso e aplicação dos ETRs (elementos terras-raras) e sobre os projetos que o CETEM realiza nesta área. O Brasil possui grandes reservas de terras-raras. Deter a tecnologia de extração desses elementos é muito importante para o Brasil.

Operação de uma unidade de extração por solventes
Operado por técnicos do CETEM, o protótipo da Unidade de Extração por Solventes irá mostrar ao público o processo hidrometalúrgico que permite a extração de um metal a partir de um minério. Como resultado do experimento, serão geradas placas de cobre metálico. Presencie, ao vivo, a transformação.

Biorremediação de solos contaminados por petróleo
A atividade de extração de petróleo e a produção de combustíveis podem provocar impactos no meio ambiente, como a contaminação do solo por derrame de petróleo, por exemplo. Pesquisadores irão mostrar como é feita a estimulação de micro-organismos naturalmente presentes no solo contaminado para que os próprios micro-organismos degradem os contaminantes. A estimulação é feita em um biorreator, equipamento desenvolvido para tratamento de solos contaminados por petróleo. O equipamento em questão acelera a recuperação da área impactada.

Bioensaios de Ecotoxicologia
Pesquisadores irão expor organismos com os quais se realizam bioensaios no Laboratório de Ecotoxicologia Aplicada à Indústria Minerometalúrgica, com o objetivo de estimar os efeitos tóxicos de contaminantes sobre organismos terrestres e aquáticos. Os ensaios com amostras sólidas utilizam minhocas, enquanto os com amostras líquidas utilizam pulga d´água. Saiba mais sobre o comportamento desses organismos diante de uma contaminação.

Caracterização e alterabilidade de mármores e granitos de monumentos históricos tombados pelo IPHAN-RJ
Pesquisadores irão mostrar como se dá a investigação para descobrir patologias nos materiais pétreos (mármores e granitos) e suas causas, a fim de auxiliar o IPHAN-RJ no estudo de procedimentos de conservação e restauro adequados ao dado material, de forma a sanar a ocorrência de patologias e dar subsídios aos restauradores. Com essa atividade, o CETEM contribui para manter viva a memória do Rio de Janeiro, que, em 2015, comemora seus 450 anos.

Reaproveitamento de resíduos de mármores e granitos
Resíduos de rochas ornamentais (pós gerados a partir da extração e beneficiamento de mármores e granitos) podem ter variadas aplicações. Pesquisadores promoverão explicações sobre a linha de pesquisa do CETEM que dá novos usos a resíduos finos de rochas ornamentais, contribuindo para a redução de impactos ambientais provocados pela deposição de pó de mármore e granito no meio ambiente. Serão demonstrados alguns produtos que usam resíduos de rochas ornamentais como carga em sua composição. Também será demonstrada uma maquete que ilustra a possibilidade de utilizar tais resíduos em pavimentação asfáltica. O reaproveitamento destes resíduos minimiza o impacto ambiental provocado pela deposição deles no meio ambiente.

Experimentos químicos diversos
Serão realizados diversos experimentos com a participação do público, entre eles: água furiosa, água que pega fogo, extração de DNA a partir da saliva e chuva ácida.

Cine CETEM
O CETEM será um pólo exibidor da mostra VerCiência (http://www.verciencia.com.br/). Também serão exibidos curta metragens sobre a temática 'preservação do meio ambiente' do Circuito Tela Verde. A programação do Cine CETEM está sendo montada e será divulgada em breve.

* Programação preliminar sujeita a alterações.

Inscrições de Grupos

Inscrições encerradas!

Fotos

Siga-nos no Instagram: CETEM.GOV.BR

  Abrir Instagram

SNCT

Visite a página da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

  Ir para o Site
Fim do conteúdo da página