Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pesquisas Gemológicas
Início do conteúdo da página

Laboratório de Pesquisas Gemológicas (LAPEGE)

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 16h41 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 14h42 | Acessos: 1275

O LAPEGE atende a uma ampla gama de clientes. Na área de pesquisa o laboratório colabora principalmente com parceiros institucionais, como universidades (UFRJ, UFMG, UFOP, UFES, UFRGS), outros centros de pesquisa (CDTN, INMETRO), Secretarias e Órgãos subordinados a Ministérios (MME/CPRM), Polícia Federal, mas também com empresas do ramo de gemas e jóias (Emil Weiss Opals, Cody Opal, Geometa Ltda). As suas principais linhas de pesquisa são:

- Caracterização mineralógica e gemológica de ocorrências minerais de qualidade gema.

- Desenvolvimento de técnicas analíticas não destrutivas para a identificação de pedras preciosas, determinação da sua origem (natural ou sintética) e procedência (localidade geográfica), e detecção de tratamentos.

No que se refere à prestação de serviços, o LAPEGE atende desde o cidadão comum, que quer identificar as gemas ou determinar o teor exato dos metais preciosos contidos nas joias que possui, passando pelo micro e pequeno empreendedor, que atua na comercialização de gemas ou metais nobres, até a média e grande empresa do ramo joalheiro ou de mineração de gemas. Por ano são feitos mais de uma centena de atendimentos gratuitos, além de serem emitidos também dezenas de laudos gemológicos. Na área de ensino, o público-alvo são os alunos de graduação dos cursos de Geologia do Estado do Rio de Janeiro, em especial os da UFRJ. O CETEM também disponibiliza a sua infraestrutura para gemólogos ou outros laboratórios de gemologia que queiram usufruir da infraestrutura analítica avançada do LAPEGE, dentro da filosofia de laboratório multiusuário. Inaugurado oficialmente 2014, hoje o LAPEGE é certamente o laboratório gemológico melhor equipado e capacitado a nível nacional. Contou com os investimentos consideráveis do CETEM e de aportes da FINEP, MCTI/SETEC, CNPq e DAAD (Alemanha) para tornar o LAPEGE um de referência do setor de gemas e jóias no Brasil.

Responsável: Jurgen Schnellrath

Conheça também outros laboratórios:    Caracterização Tecnológica       Modelagem Molecular        Interações Superficiais Nanométricas

Fim do conteúdo da página