Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Primeiro ano de operação do NRES em instalações próprias é comemorado com a realização de seminário e participação ativa na Cachoeiro Stone Fair 2015
Início do conteúdo da página

Primeiro ano de operação do NRES em instalações próprias é comemorado com a realização de seminário e participação ativa na Cachoeiro Stone Fair 2015

Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2015, 12h01 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 15h37 | Acessos: 5041

O Núcleo Regional do CETEM no Espírito Santo (NRES) completou seu primeiro ano de operação na sede própria, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 26 de agosto. O aniversário foi celebrado com a realização do seminário Rochas Ornamentais em 2015 – Parcerias para o desenvolvimento. A programação do evento contou com apresentações de representantes do CETEM e parceiros.

Mesa de abertura do seminário.
Da esquerda para a direita: Paulo José Pereira de Oliveira, Tales Pena Machado, Carlos Casteglione Dias , Fernando Lins, Ricardo Coelho de Lima, José Georgevan e Francisco W.Hollanda.

Equipe do CETEM com professores do IFES e o Subsecretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na abertura, o Diretor do CETEM, Fernando Lins, destacou a importância dos parceiros na instalação da equipe no Espírito Santo e para o futuro do NRES e anunciou a criação do Comitê Técnico de Orientação do Núcleo Regional do Espírito Santo (CT-NRES), com a função consultiva e de assessoramento na formulação e no acompanhamento das atividades desenvolvidas pela equipe. O CT-NRES contará com representantes do CETEM e de instituições ou organizações envolvidas ou interessadas nas atividades realizadas no Núcleo. 

O Coordenador de Apoio Técnico às Micro e Pequenas Empresas do CETEM (CATE), Francisco W. H. Vidal, apresentou o Centro aos participantes, destacando as atividades desenvolvidas no Núcleo. O Diretor de Pesquisa, extensão e pós-graduação do IFES, Paulo José Pereira de Oliveira, destacou os projetos que estão sendo desenvolvidos em conjunto com o CETEM e a importância de seus alunos de participarem de projetos dentro de um centro de pesquisa nacional.

Participaram também do evento: o Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione Dias, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho de Lima, o Presidente do SINDIROCHAS, Tales Pena Machado, e o Vice-Presidente de Mercado Interno da ABIROCHAS, José Georgevan. O evento foi encerrado com o lançamento das Normas de Ensaio para Rochas Ornamentais, revisadas pela Comissão Especial de Estudos CEE187, da qual o CETEM faz parte, e publicadas recentemente. O lançamento coube ao Presidente do SIMAGRAN-CE e coordenador da CEE187, Carlos Rubens Araújo Alencar.

CETEM marcou presença na Cachoeiro Stone Fair 2015

O CETEM também participou da 40ª Feira Internacional do Mármore e Granito, Cachoeiro Stone Fair – 2015, de 25 a 28 de agosto, com um estande cedido pelo SINDIROCHAS, onde foram apresentadas as atividades desenvolvidas no Núcleo Regional do Espírito Santo. Durante a feira, foram apresentadas, ainda, três palestras:

Prefeito Carlos Casteglione Dias visita o estande do CETEM na Cachoeiro Stone Fair 2015.

  • Inspeção por líquidos penetrantes em placas polidas de rochas para revestimento: detecção de descontinuidades, por Thiago Motta Bolonini;
  • Avaliação do método do pêndulo como ensaio de resistência ao escorregamento das rochas de revestimento, por Letícia Valdo;
  • Uso de resíduos de pedreiras na pavimentação asfáltica no Espírito Santo, por Hieres Vettorazzi da Silva.
Parceiros do CIENTEC e do IPT visitam o Núcleo

Também de 25 a 28 de agosto, o NRES do CETEM recebeu a visita dos pesquisadores Rogério Dutra Soares, da Fundação Ciência e Tecnologia – CIENTEC, do Rio Grande do Sul, e de Eduardo Brandau Quitete e Fábio Queiróz, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Ambos os institutos vêm colaborando com a preparação do Laboratório de Caracterização de Rochas Ornamentais (LABRO) do NRES para a acreditação de ensaios junto ao INMETRO.

Trabalho intenso nos últimos 12 meses

No decorrer do último ano, a equipe do NRES, com apoio da equipe sediada no Rio de Janeiro, continuou desenvolvendo estudos e projetos relacionados às principais linhas de pesquisa do Núcleo, que são: melhorias no processo de polimento, com a instalação de equipamento para testes de polimento desenvolvido pelo pesquisador Leonardo Silveira; estudos de utilização de resíduos, destacando-se o levantamento de resíduos de pedreiras para a pavimentação da BR-101, feita pelo bolsista Hieres Vettorazzi da Silva; além do uso de finos do beneficiamento em diversos produtos para a construção civil, com parceiros nacionais e internacionais, coordenado pela tecnologista Nuria Castro.

Além dessas atividades, o NRES continuou com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial, e sua preparação para acreditar três ensaios de caracterização de rochas ornamentais, no âmbito do projeto “Normalização e Avaliação da Conformidade das Rochas Ornamentais”, coordenado pela ABNT e financiado pela FINEP. Realizou ainda a prestação de serviços para empresas do setor, com a realização de ensaios de caracterização tecnológica de rochas ornamentais e elaboração de laudos de consumo de insumos para a obtenção de isenção de impostos de importação, via Drawback.

Atuação do Núcleo está pautada no estabelecimento de acordos de cooperação técnica e parcerias

Tendo como foco, atualmente, o setor de rochas ornamentais, constituído por um grande número de pequenas e médias empresas, com grandes desafios para seu desenvolvimento sustentável e cientes da pequena equipe de pesquisadores dedicada a este setor, o do NRES tem buscado parceiros para otimizar os resultados. Com isso, vem firmando acordos de cooperação técnica com o IFES - campus Cachoeiro, a Universidade de Vila Velha, a ABIROCHAS, o SINDIROCHAS, o CETEMAG, a AAMOL, o SIMAGRAN-RJ, o SIMAGRAN-CE, a Universidade de Santo Tomas da Colômbia – USTA, e o Istituto Internazionale del Marmo – IS.IM, da Itália. Estes acordos vêm permitindo a participação de pesquisadores, professores e alunos nos trabalhos de pesquisa do Núcleo, com a participação mais efetiva das empresas. 

E o trabalho não para por aí. Para os próximos meses está prevista a assinatura de outros acordos internacionais com o Instituto Geológico e a Escola de Minas de Madri, na Espanha, além da inclusão do CETEM em uma rede internacional de pesquisa em Valorização dos Resíduos de Rochas Ornamentais, com a participação da UNIDO.

registrado em:
Fim do conteúdo da página