Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM lança Edital 02/2019 para seleção de bolsistas para o Programa de Capacitação Institucional (PCI) 2019-2023
Início do conteúdo da página

CETEM lança Edital 02/2019 para seleção de bolsistas para o Programa de Capacitação Institucional (PCI) 2019-2023

Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h49 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2019, 10h01 | Acessos: 1064

O Edital PCI-CETEM 02/2019 busca selecionar bolsistas para a execução de projetos com vigência até dezembro/2020. O lançamento da Chamada Pública 02/2019 ocorre hoje (28).  Os interessados em participar do PCI/CETEM devem seguir as orientações da Chamada, que estará acessível na página www.cetem.gov.br/pci. As inscrições encerram-se no dia 18 de março.

Sobre o PCI

O PCI é um programa do MCTIC operacionalizado pelo CNPq que apoia projetos de P&D realizados pelos institutos de pesquisa do MCTIC.
Até recentemente, a seleção dos bolsistas ocorria em fluxo contínuo, por análise curricular e entrevista, à medida que vagas para bolsistas estivessem disponíveis. A partir de 2019, a seleção de bolsistas é por meio de Editais específicos, por chamadas públicas, para determinado número de vagas e temas de P&D.

O PCI do CETEM intitula-se Inovação para a Competitividade da Indústria Mineral e apresenta como objetivo a capacitação e engajamento de recursos humanos qualificados, conforme as necessidades do CETEM, de acordo com as orientações do seu Plano Diretor 2017-2022, e alinhado  à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2016-2022).

O Programa em linhas gerais busca fortalecer a pesquisa e a infraestrutura científica e tecnológica; fomentar a inovação com ampliação da participação de empresas minerometalúrgicas em tecnologias de alto conteúdo tecnológico; e ampliar sistematicamente a capacitação de recursos humanos.
Para as vagas, de nível superior, é desejável que o candidato tenha especialização, mestrado ou doutorado, bem como experiência no tema de P&D, ou habilidades específicas  requeridas no perfil do bolsista  para cada vaga.

Os candidatos não selecionados comporão um banco de currículos para oportunidades futuras, em outros programas/projetos do CETEM.

registrado em:
Fim do conteúdo da página