Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Vitoria Stone Fair: CETEM, FAPES e SINDIROCHAS lançam oficialmente o Edital CETEM Desafios
Início do conteúdo da página

Vitoria Stone Fair: CETEM, FAPES e SINDIROCHAS lançam oficialmente o Edital CETEM Desafios

Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 17h54 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 16h13 | Acessos: 419

Representantes do CETEM, Diretor Fernando Lins, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espirito Santo - FAPES, Diretora Presidente Lúcia de Queiroz Araújo, e do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo - SINDIROCHAS, Diretor Presidente Tales Machado assinaram na abertura da Vitoria Stone Fair | Mamomac Latin America 2019, no dia 12 de fevereiro, em Serra, no Espírito Santo, o protocolo de entendimento de apoio ao Edital CETEM Desafios.

Da esquerda para a Direita: Lúcia Aparecida de Queiroz Araújo, Fernando Lins e Tales Pena Machado.

 O Edital é voltado para empresas do setor de Rochas Ornamentais para apresentação de propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica que possam ser realizados em conjunto pelo CETEM e as empresas. A iniciativa, inédita no país, é uma modalidade de inovação aberta em sentido inverso ("problemsourcing"): as empresas serão convidadas a apresentar seus problemas e desafios tecnológicos.

Com esse método espera-se evitar o que é comum, ou seja, que o resultado do projeto de P&D que fica estocado na prateleira esperando uma eventual aplicação da tecnologia por uma empresa. Ao invés disso, busca-se desenvolver parceria com a empresa desde o início, aumentando a probabilidade de se transformar de fato em uma inovação.

 As empresas interessadas em participar desta chamada poderão sugerir desafios tecnológicos que, se resolvidos pelo Núcleo Regional do CETEM por meio de projetos de PD&I, venham a contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do Setor.

As quatro áreas contempladas neste Edital são:

  • Lavra;
  • Beneficiamento e aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais;
  • Estudos de melhorias nos processos de beneficiamento e desenvolvimento de insumos;
  • Determinação das propriedades tecnológicas e estudos de alterabilidade de rochas ornamentais.

Para mais informações, clique aqui para acessar página do programa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página