Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM lança segunda edição do "Manual para a Destinação de Resíduos Eletroeletrônicos no Estado do Rio de Janeiro"
Início do conteúdo da página

CETEM lança segunda edição do "Manual para a Destinação de Resíduos Eletroeletrônicos no Estado do Rio de Janeiro"

Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 09h42 | Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 09h15 | Acessos: 304

A principal novidade desta segunda edição consiste no levantamento das empresas recicladoras e gestoras que atuam no estado do Rio de Janeiro, fornecendo assim informações mais completas e detalhadas para o cidadão fluminense.

Diante da infinidade de resíduos gerados no mundo, aqueles oriundos de equipamentos eletroeletrônicos são os que mais crescem, ultrapassando a marca de 46 milhões de toneladas/ano em todo o globo. Preocupado com a correta destinação destes resíduos, o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTIC), em parceria com a Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), lançou ontem (20), no Rio de Janeiro, a segunda edição do e-book intitulado "Manual para a Destinação de Resíduos Eletroeletrônicos no Estado do Rio de Janeiro". A iniciativa é resultado de projeto de pesquisa coordenado pelo CETEM/MCTIC.

Capa do e-book Manual para a Destinação de Resíduos Eletroeletrônicos no Estado do Rio de Janeiro

O principal objetivo da publicação é informar o consumidor sobre a importância de destinar adequadamente seus resíduos eletroeletrônicos, evitando possíveis impactos ao meio ambiente e à saúde humana. Tal iniciativa visa atender à determinação legal da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305 de 2010).

 Constam no e-book a classificação dos resíduos, os riscos e locais de destinação no estado do Rio de Janeiro. Os pontos de coleta e instituições indicadas foram analisados de forma criteriosa para verificar a conformidade com a legislação ambiental vigente.  As principais novidades em relação à primeira edição consistem no levantamento das empresas recicladoras e gestoras que atuam no estado do RJ, bem como o georreferenciamento destas, fornecendo ao consumidor uma visão mais abrangente do panorama da gestão de resíduos eletroeletrônicos no Rio de Janeiro.

 A publicação está disponível aos interessados para download gratuito no link http://www.cetem.gov.br/livros 

registrado em:
Fim do conteúdo da página