Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM lança 6ª Edição do livro Tratamento de Minérios
Início do conteúdo da página

CETEM lança 6ª Edição do livro Tratamento de Minérios

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 14h06 | Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 15h37 | Acessos: 447

Durante o lançamento, foram distribuídos aproximadamente 100 exemplares do livro Tratamento de Minérios - 6 Ed., que é uma referência para engenheiros e técnicos de nível médio atuantes no setor mineral.

No dia 16 de agosto, durante o III Seminário Lítio - Brasil, no auditório Roberto Villas-Bôas, nas dependências do CETEM, foi lançada a 6ª Edição do livro Tratamento de Minérios, que foi editada pelos pesquisadores do Centro Adão Benvindo da Luz, Silvia Cristina Alves França e Paulo Fernando de Almeida Braga. Após o lançamento, dezenas de pessoas receberam um exemplar da publicação - foram distribuídos aproximadamente 100 livros - e participaram da sessão de autógrafos com os editores.

A primeira edição do livro sobre tratamento de minérios foi editada pelo CETEM/CNPq em 1995, e teve como objetivo oferecer uma base teórica sobre as operações unitárias utilizadas no tratamento de minérios, para engenheiros e técnicos de nível médio atuantes no setor mineral. A disseminação do Livro também no meio acadêmico auxiliou na expansão da sua utilização, sendo lançadas edições em 1998, 2000, 2004 e 2010.

A impressão do livro Tratamento de Minérios - 6 Ed. foi patrocinada pela empresa CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. No prefácio desta edição foi feita uma homenagem ao pesquisador do CETEM João Alves Sampaio, falecido em 2016, que iniciou, em 2015, o processo de revisão dos capítulos para a nova edição. Os capítulos da 6ª Edição foram revisados e atualizados, sendo que os capítulos sobre Amostragem, Caracterização Mineralógica de Minérios, Fundamentos da Flotação e Barragem de Rejeitos foram escritos e revisados por novos autores. Nessa edição tem-se, ainda, o acréscimo do capítulo Calcinação, área que é frequentemente estudada pela pirometalurgia, mas que tem grande aplicação e interesse para o tratamento de minérios. Além de pesquisadores e tecnologistas do CETEM, participaram como autores dos capítulos profissionais de 18 instituições de ensino e pesquisa e empresas do setor mineral.

O lançamento do livro Tratamento de Minérios - 6 Ed. é mais um evento que mostra a participação do CETEM no fortalecimento do setor mineral, durante os seus 40 anos de existência.
Da esquerda para a direita, a equipe do CETEM composta pelos editores Paulo Braga e Adão B. da Luz, a responsável pela editoração Valéria Souza e a editora Silvia França.

registrado em:
Fim do conteúdo da página