Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM oferece curso sobre Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos
Início do conteúdo da página

CETEM oferece curso sobre Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos

Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 09h27 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 15h45 | Acessos: 252

Nos dias 16 e 17 de julho, o CETEM realizou curso sobre Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos, ministrado pela pesquisadora Lúcia Helena Xavier em turma exclusiva para servidores do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O curso é um dos produtos da parceria estabelecida entre o CETEM e o INEA a respeito da Mineração Urbana e Economia Circular dos resíduos eletroeletrônicos na cidade do Rio de Janeiro.

Ao longo do curso foram apresentados e discutidos temas sobre a regulamentação do descarte de resíduos eletroeletrônicos no âmbito nacional e internacional. Houve ainda uma oficina para a desmontagem dos equipamentos, a partir da qual foram contabilizados os valores de comercialização de produtos e materiais pós-consumo. Além dos servidores do INEA, participaram também os bolsistas de iniciação científica Hermann Nascimento e Marianna Ottoni. O curso teve uma carga horária de 10h.

Vale registrar que em 2 de julho de 2018 foi promulgada a Lei nº 8.038 que cria o Programa de Logística Reversa de Resíduo Eletrônico no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Os órgãos do Estado bem como suas autarquias, fundações e entes da administração indireta deverão disponibilizar nos seus prédios e sedes, em local amplamente acessível e visível ao público interno e externo, separadamente, recipientes de coleta após o uso de: produtos eletroeletrônicos e seus componentes; pilhas e baterias; e lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página