Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM apresenta projetos e tecnologias inovadoras na ExpoT&C/SBPC 2018
Início do conteúdo da página

CETEM apresenta projetos e tecnologias inovadoras na ExpoT&C/SBPC 2018

Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 09h23 | Última atualização em Segunda, 13 de Agosto de 2018, 15h44 | Acessos: 110

O CETEM estará presente na ExpoT&C/SBPC 2018 com estande institucional no pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no qual serão apresentados alguns projetos desenvolvidos da instituição. Pesquisadores, técnicos e bolsistas do CETEM estarão à disposição do público para prestação de esclarecimentos sobre projetos desenvolvidos na sede da instituição, no Rio de Janeiro, e no Núcleo Regional do Espírito Santo, localizado em Cachoeiro de Itapemirim.

Os visitantes poderão acompanhar o funcionamento de um protótipo de uma Unidade de Extração por Solvente, que exibirá o processo hidrometalúrgico que permite a extração de um metal a partir de um minério, gerando placas de cobre metálico. Este processo também é utilizado para separação de terras-raras. O público também terá acesso a alguns produtos que utilizam em sua composição resíduos de mármore e granito, tais como uma armação de óculos e pavimentos asfálticos, além de tecnologias desenvolvidas para o setor de rochas ornamentais. Na Exposição Mundo Mineral será possível contemplar amostras de rochas de beleza incomum, além de minerais que fazem parte do nosso cotidiano, pois dão forma a produtos que utilizamos com frequência, como baterias de celular, talco, latas de alumínio, por exemplo. Exemplares da tabela periódica ilustrada e gibis estarão disponíveis para o público jovem em visita ao estande. Um mostruário exibirá alguns livros editados ou redigidos por pesquisadores do CETEM.

Sobre a Reunião Anual da SBPC e a ExpoT&C

Realizada desde 1948, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. Conta com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A cada ano, é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas e atrai milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que integra as atividades da Reunião Anual. Reúne diversos expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Representa uma grande oportunidade de divulgação institucional e popularização da ciência.

Local e datas de realização: Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Maceió - AL 22 a 28 de julho de 2018, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

Com informações de: http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/

registrado em:
Fim do conteúdo da página