Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM e IBICT apresentam projeto sobre Economia Circular e Avaliação de Ciclo de Vida no 6º GCV-2018
Início do conteúdo da página

CETEM e IBICT apresentam projeto sobre Economia Circular e Avaliação de Ciclo de Vida no 6º GCV-2018

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 15h05 | Última atualização em Segunda, 30 de Julho de 2018, 15h40 | Acessos: 115

O CETEM e o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) apresentaram ao público na sexta edição do Congresso Brasileiro de Gestão do Ciclo de Vida - GCV2018 - o projeto "Economia circular e avaliação do ciclo de vida: oportunidade e ameaças para materiais críticos/estratégicos". O evento, que ocorreu de 17 a 20 junho, em Brasília, contou com a participação de integrantes da equipe do Programa Diálogos Setoriais União Europeia Brasil que, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, representada pelo Dr. Elzivir Guerra, apóiam financeiramente o projeto.

A sessão foi aberta pela Diretora do IBICT, Cecília Leite, pelos representantes da gestão do Programa Diálogos e da SETEC/MCTIC. Tiago Braga, Coordenador Geral do Projeto, e Carlos Peiter, Coordenador pelo CETEM, fizeram apresentações sobre o projeto e suas propostas em andamento. Um dos objetivos do projeto é desenvolver um estudo de caso envolvendo o nióbio.

Estudo de caso: Nióbio

O nióbio é um elemento que pode ser utilizado em materiais como aço, cerâmicas especiais, condutores, entre outras utilidades. O Brasil é o maior produtor e exportador de nióbio do mundo, o que o torna um mineral estratégico para o país. No contexto europeu, é considerado uma matéria-prima crítica devida a inexistência de produção interna. Por isso, os estudos envolvendo o nióbio são de interesse mútuo para as duas partes. Já vem sendo discutida também uma parceria entre o CETEM e a CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração para o desenvolvimento de pesquisas ligadas ao projeto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página