Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM participa de conferência internacional sobre preservação de patrimônio histórico e desenvolvimento sustentável
Início do conteúdo da página

CETEM participa de conferência internacional sobre preservação de patrimônio histórico e desenvolvimento sustentável

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 15h03 | Última atualização em Sexta, 20 de Julho de 2018, 10h12 | Acessos: 45

O pesquisador Roberto Carlos da Conceição Ribeiro participou, de 12 a 15 de junho, do "6th International Conference on Heritage and Sustainable Development 2018", que foi realizado na cidade de Granada, na Espanha. O Heritage 2018, que celebra nesta edição o seu 10º aniversário, tem como objetivo manter-se como um dos principais eventos que visam expandir o conhecimento sobre a relação entre preservação do patrimônio histórico e o desenvolvimento sustentável.

Durante o evento, Roberto Carlos apresentou dois trabalhos:

"Consolidation of the Façade Stones of the Church of N. S. da Candelária - Rio de Janeiro, Brazil" - que abrange a caracterização tecnológica das rochas que revestem o exterior da igreja, os tipos de alterações encontradas e as formas de nortear as atividades de restauração com métodos e produtos adequados. A ação dos poluentes salinos e de SO2 emitidos pelos veículos gerou uma desagregação das rochas da igreja, que se desprendem desde os pontos mais altos até à base da igreja, sendo necessário a aplicação de agentes de consolidação que possam reestruturar as condições físicas das rochas e dar estabilidade as mesmas.

"Characterization of the lime mortars of Rui Barbosa House Museum in Rio de Janeiro – Brazil" - que abrange a caracterização tecnológica das rochas que revestem o exterior da igreja, os tipos de alterações encontradas e as formas de nortear as atividades de restauração com métodos e produtos adequados. A ação dos poluentes salinos e de SO2 emitidos pelos veículos gerou uma desagregação das rochas da igreja, que se desprendem desde os pontos mais altos até à base da igreja, sendo necessário a aplicação de agentes de consolidação que possam reestruturar as condições físicas das rochas e dar estabilidade as mesmas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página