Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pesquisadora do CETEM realiza visita técnica à empresa do ramo de gestão e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos
Início do conteúdo da página

Pesquisadora do CETEM realiza visita técnica à empresa do ramo de gestão e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos

Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 15h27 | Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 13h12 | Acessos: 315

Em 1º de março, a pesquisadora do CETEM Lúcia Helena Xavier colaborou com a equipe de pesquisadores do projeto LaWEEEda (Latin American-European network on waste electrical and electronic equipment research, development and analyses), que esteve em visita técnica à empresa SINCTRONICS, em Sorocaba (SP), uma das maiores empresas brasileiras no segmento de gestão e reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, também conhecidos como REEE ou e-waste.

O projeto consiste em uma colaboração entre universidades da Áustria (Universidade de Boku), Alemanha (Universidade TUHH), Nicarágua e Brasil. A partir da coordenação da UNESP, a UFRJ organizará um centro de gestão de resíduos tecnológicos para a capacitação de alunos e associações e cooperativas de catadores na área de gestão logística dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Para tanto, está sendo firmada colaboração com o CETEM/MCTIC.

Lúcia Helena pôde verificar que a empresa possui um sistema de logística reversa alinhado com a regulamentação brasileira e que tecnicamente se iguala aos padrões europeus, possuindo inclusive o depósito de uma patente de processo de biolixiviação. A partir da visita, verificou-se ainda o potencial de parceria entre o CETEM e empresas de manufatura reversa por meio de projetos de PD&I.

registrado em:
Fim do conteúdo da página