Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IFES/Cachoeiro de Itapemirim e Núcleo Regional do CETEM realizam III Semana de Estudos de Mineração 2017
Início do conteúdo da página

IFES/Cachoeiro de Itapemirim e Núcleo Regional do CETEM realizam III Semana de Estudos de Mineração 2017

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 10h27 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 09h43 | Acessos: 476
Público estimado pela organização do evento chegou a 250 participantes. Evento proporcionou a interação entre profissionais já atuantes do mercado, pesquisadores e alunos, representantes do setor mineral e instituições públicas e privadas.
Evento proporcionou a interação entre profissionais já atuantes do mercado, pesquisadores e alunos, representantes do setor mineral e instituições públicas e privadas.

A III Semana de Estudos de Mineração (SEMIN), organizada por alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, campus Cachoeiro), com apoio do Núcleo Regional do CETEM (NRES), aconteceu de 16 a 20 de outubro, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A programação do evento contou com 20 palestras, sete minicursos, um seminário, visitas técnicas e apresentações de trabalhos (banner e oral), buscando a expansão e aprofundamento de conhecimentos acerca da mineração brasileira e sua interface com a política econômica do país, como forma de incentivar projetos de pesquisas e explotação mineral.

Pesquisadores do CETEM tiveram participação expressiva no evento. A tecnologista Nuria Castro representou o CETEM na abertura do evento, no dia 16 de outubro, na empresa Magban, da qual também participaram representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA ES), Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (SINDIROCHAS), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Cooperativa de Crédito dos Proprietários da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (SICOOB CREDIROCHAS), Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e IFES. Os pesquisadores Ellen Cristine Giese e Elves Matiolo ministraram, respectivamente, as palestras: Atuação do CETEM em PD&I em bioprocessos aplicados à mineração e Concentração de ultrafinos de minério. Todas as palestras foram apresentadas no auditório do NRES, diariamente, na parte da tarde.

O evento foi avaliado de forma positiva pelos membros da comissão organizadora. Compareceram aproximadamente 250 participantes entre alunos dos cursos de Engenharia de Minas e Geologia, técnicos de mineração, pesquisadores, engenheiros, professores, empresários, representantes de empresas públicas e privadas, procedentes de diversos estados brasileiros.

Durante III SEMIN, a comissão organizadora prestou homenagens aos pesquisadores Nuria Castro e Francisco W. H. Vidal pelo apoio em todas as edições da SEMIN.

Programação do evento
Programação do evento
Pesquisadora Ellen Giese ministra palestra
Pesquisadora Ellen Giese ministra palestra
Pesquisador Elves Matiolo ministra palestra
Pesquisador Elves Matiolo ministra palestra
Pesquisadores Nuria Castro e Francisco Vidal homenageados pela organização do evento
Pesquisadores Nuria Castro e Francisco Vidal homenageados pela organização do evento

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página