Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: CETEM participa de evento integrado com institutos do MCTIC no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: CETEM participa de evento integrado com institutos do MCTIC no Rio de Janeiro

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 10h41 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 09h43 | Acessos: 502

De 24 a 29 de outubro, o campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e do Observatório Nacional (ON) estará de portas abertas para o público interessado em participar das atividades relacionadas à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema A matemática está em tudo! A entrada é gratuita e toda programação foi elaborada com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.

Ao todo, sete instituições de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) sediadas no Rio de Janeiro participarão como expositores do evento: Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Observatório Nacional, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e Instituto Nacional de Tecnologia.

Uma programação dinâmica e diversificada fará com que todos tenham a oportunidade de interagir com experimentos e de conhecer as pesquisas desenvolvidas pelas instituições que integram o MCTIC. O público poderá se informar por meio de oficinas, palestras, visitas técnicas e até mesmo jogos.

A Semana Nacional é o maior evento de popularização da ciência realizado no Brasil. Estima-se que aproximadamente 600 estudantes visitarão diariamente o campus do ON/MAST. A 14º SNCT reforça o compromisso das instituições de pesquisa com a valorização e a disseminação da atividade científica e tecnológica brasileira.

O campus do MAST/ON localiza-se à Rua General Bruce, 568 - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ. O evento está aberto aos visitantes de terça (24) a sexta (27), de 9h as 17h, e de sábado (28) a domingo (29), de 14h às 20h.

Confira a programação do Centro de Tecnologia Mineral

EXPOSIÇÃO MUNDO MINERAL

Apresenta amostras de rochas e minerais que, utilizados como insumo pela indústria, exercem influência direta no cotidiano de toda a sociedade brasileira. Uma esmeralda bruta e um geodo de ametista fazem parte do acervo que estará em exposição.

DEMONSTRAÇÃO DE ÓXIDOS DE TERRAS-RARAS

Pesquisadores irão apresentar ao público as famosas terras-raras, em forma de óxidos. Para que você conheça a utilidade desses elementos, serão promovidas explicações sobre uso e aplicação dos elementos terras-raras e sobre os projetos que o CETEM realiza nesta área. O Brasil possui grandes reservas de terras-raras. Dominar a tecnologia de extração desses elementos é muito importante para o País.

EXPERIMENTO: EXTRAÇÃO POR SOLVENTES

Operado por técnicos do CETEM, o protótipo da Unidade de Extração por Solventes irá mostrar ao público o processo hidrometalúrgico que permite a extração de um metal a partir de um minério. Como resultado do experimento, serão geradas placas de cobre metálico. Presencie, ao vivo, a transformação.

BIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR PETRÓLEO

Maquetes apresentam, de maneira lúdica, o processo de biorremediação, que consiste na recuperação, por meio de microrganismos, do solo contaminado por derramamento de petróleo e derivados.

RESÍDOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS: NOVOS USOS

Pós gerados pela extração e beneficiamento de mármores e granitos podem ter variadas aplicações. Pesquisadores promoverão explicações sobre a linha de pesquisa do CETEM que dá novos usos a resíduos finos de rochas ornamentais, contribuindo para a redução de impactos ambientais provocados pela deposição de pó de mármore e granito no meio ambiente. Serão demonstrados alguns produtos que usam resíduos de rochas ornamentais como carga em sua composição. O reaproveitamento destes resíduos minimiza o impacto ambiental provocado pela deposição deles no meio ambiente.

ESTUDOS DE ALTERABILIDADE DE ROCHAS PARA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO TOMBADO DO RIO DE JANEIRO

Pesquisadores irão mostrar como se dá a investigação para descobrir patologias nos materiais pétreos (mármores e granitos) e suas causas, a fim de auxiliar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RJ) no estudo de procedimentos de conservação e restauro adequados ao dado material, de forma a sanar a ocorrência de patologias e dar subsídios aos restauradores. Com essa atividade, o CETEM contribui para manter viva a memória do Rio de Janeiro, que, em 2015, comemora seus 450 anos.

BIOINDICADORES DE CONTAMINAÇÃO

Pesquisadores irão expor organismos com os quais se realizam bioensaios no Laboratório de Ecotoxicologia Aplicada à Indústria Minerometalúrgica, com o objetivo de estimar os efeitos tóxicos de contaminantes sobre organismos terrestres e aquáticos. Os ensaios com amostras sólidas utilizam minhocas, enquanto os com amostras líquidas utilizam pulga d´água. Saiba mais sobre o comportamento desses organismos diante de uma contaminação.

Saiba mais sobre o evento em: http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página