Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Seminário marca três anos de operação do Núcleo Regional do Espírito Santo em instalações próprias
Início do conteúdo da página

Seminário marca três anos de operação do Núcleo Regional do Espírito Santo em instalações próprias

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 15h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 15h37 | Acessos: 1079

O Núcleo Regional do CETEM no Espírito Santo (NRES) sedia no próximo dia 22 de agosto, das 9h às 12h, o seminário Cooperação para Enfrentar Desafios, em comemoração ao terceiro ano de operação do Núcleo em instalações próprias. O NRES localiza-se em Cachoeiro de Itapemirim - ES. O evento, que é aberto ao público, conta com a seguinte programação:

09h - ABERTURA - Fernando A. Freitas Lins (Diretor do CETEM/MCTIC)
09h30 - MESA REDONDA: Importância da cooperação setor produtivo e C&T - ABIROCHAS, CENTROROCHAS, IFES (Campus Cahoeiro de Itapemirim), SECTI – ES, PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, SINDIROCHAS e CETEMAG
11h - PALESTRA: Apoio do Banco do Nordeste ao Setor Mineral - Francisco Diniz Bezerra (Coordenador de Estudos e Pesquisas do Banco do Nordeste)
11h30 - PALESTRA: Desafios para o uso da água na mineração - Sílvia Cristina Alves França (Tecnologista Sênior do CETEM/MCTIC)

Na parte da tarde, a equipe de pesquisadores e bolsistas do NRES prestam esclarecimentos sobre as atividades do CETEM voltadas para o setor de rochas ornamentais, em estande institucional, na 44ª Feira Internacional do Mármore e Granito - Cachoeiro Stone Fair 2017. O evento de 22 a 25 de agosto, das 14h às 20h, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, localizado à Rodovia Cachoeiro x Muqui, KM 01 - Aeroporto - Cachoeiro de Itapemirim, ES.

No espaço, haverá um equipamento portátil que permitirá a realização de ensaios de resistência ao escorregamento. Os interessados poderão disponibilizar materiais para teste no local. A resistência ao escorregamento é um dos requisitos da Norma de Desempenho de Edificações - ABNT NBR 15575. Além disso, serão apresentados programas e projetos desenvolvidos pela equipe do NRES, incluindo os trabalhos de aproveitamento de resíduos de mármores e granitos, que podem ter variadas aplicações. Pesquisadores promoverão explicações sobre a linha de pesquisa do CETEM que dá novos usos a resíduos finos de rochas ornamentais. Serão demonstrados protótipos de alguns produtos que usam resíduos de rochas ornamentais como carga em sua composição.

Outras informações sobre o seminário e a participação do CETEM na Cachoeiro Stone Fair 2017 podem ser obtidas pelo e-mail cetem_es@cetem.gov.br.

Saiba mais sobre o Núcleo Regional do Espírito Santo. Acesse: http://www.cetem.gov.br/institucional/nucleo-regional-do-espirito-santo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página