Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CETEM certificou dois materiais de referência de resíduos de mineração
Início do conteúdo da página

CETEM certificou dois materiais de referência de resíduos de mineração

Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 08h00 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2017, 10h14 | Acessos: 1378

Os materiais de referência RMMG-1 e RMMG-2, respectivamente, amostras de rejeito jarosita e lama terciária, resíduos gerados no processo hidrometalúrgico de produção de zinco, foram recentemente certificados pelo CETEM, no âmbito do Programa Material de Referência Certificado – PMRC.

Os RMMG-1 e RMMG-2 são materiais suficientemente homogêneos e estáveis, caracterizados por meio de um programa interlaboratorial incluindo dezessete laboratórios competentes, utilizando uma variedade de métodos de exatidão demonstrável. Os Certificados de Análise contêm os valores das propriedades certificadas, incertezas associadas e declaração de rastreabilidade metrológica. Estes materiais são adequados ao uso na calibração de um sistema de medição, avaliação de procedimentos de medição, atribuição de valor a materiais de matrizes similares e no controle da qualidade.

Desde 2011, o CETEM é acreditado como produtor de materiais de referência certificados de minérios e minerais, em conformidade com a ISO Guide 34. A obtenção da acreditação pela American Association for Laboratory Accreditation - A2LA, em setembro de 2016, proporciona maior visibilidade e reconhecimento internacional da competência técnica do CETEM para a produção de materiais de referência certificados.

Para mais informações sobre os RMMG-1 e RMMG-2 e sobre o PMRC acesse o site www.cetem.gov.br/mrc.

Fim do conteúdo da página