Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projetos do CETEM são contemplados em edital do CNPq
Início do conteúdo da página

Projetos do CETEM são contemplados em edital do CNPq

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 10h42 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 09h19 | Acessos: 1302

Dois projetos do CETEM foram aprovados na chamada Universal de 2016, uma ação do CNPq que visa democratizar e fomentar a pesquisa cientifica no país. O projeto Desenvolvimento de processos de beneficiamento mineral com redução no consumo de água e produção de rejeitos pastosos para eliminação de barragens será coordenado pela pesquisadora Silvia França. A equipe técnica do projeto contará com a colaboração externa de pesquisadores do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ e do Departamento de Química e Materiais da PUC-Rio. A importância do tema da pesquisa ganhou relevância no país após o rompimento da barragem em Mariana, em novembro de 2015.

O projeto Desenvolvimento de circuito de beneficiamento e avaliação da solubilidade dos minerais apatita e calcita do minério fósforo-uranífero de Santa Quitéria (CE) na flotação com o uso de gás de carbônico terá a coordenação do pesquisador Elves Matiolo. A pesquisa objetiva o desenvolvimento de tecnologia para concentração por flotação de apatitas de forma seletiva em relação aos minerais de carbonato, em especial calcita e dolomita. Espera-se que o desenvolvimento deste tipo de tecnologia traga menos impactos na qualidade da água de processo devido a substituição da aplicação de ácidos inorgânicos fortes pelo gás carbônico, levando assim a uma menor liberação de íons para os efluentes líquidos gerados no beneficiamento do minério. Por fim, a pesquisa espera contribuir sob o ponto de vista científico para elucidação dos mecanismos envolvidos no processo de separação por flotação entre as apatitas e os minerais carbonatados.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página