Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Semana Nacional de C&T: CETEM e institutos de pesquisa do MCTIC no Rio de Janeiro participam de evento integrado
Início do conteúdo da página

Semana Nacional de C&T: CETEM e institutos de pesquisa do MCTIC no Rio de Janeiro participam de evento integrado

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2016, 14h46 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 10h51 | Acessos: 1267

Algumas das instituições de pesquisa mais importantes do Brasil estarão reunidas no campus do Observatório Nacional (ON) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) entre os dias 18 e 23 de outubro, para participar da Mostra dos Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento integra as atividades da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é Ciência Alimentando o Brasil.

O CETEM participará do evento de 18 a 21 de outubro, quando apresentará aos visitantes atividades relacionadas a projetos realizados na instituição, tais como os relacionados à temática dos agrominerais, terras-raras, reaproveitamento de resíduos de rochas ornamentais, caracterização e alterabilidade de rochas de monumentos históricos tombados, entre outros. Haverá ainda a exposição Mundo Mineral e experimentos com cristais. Pesquisadores e bolsistas do CETEM prestarão esclarecimentos ao público e distribuirão gibis da personagem Wandeca e a tabela periódica ilustrada.

Além do ON, MAST e CETEM estarão presentes o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

O evento é aberto ao público e acontece entre os dias 18 e 21 de outubro, das 9h às 16h, no campus do Observatório Nacional (ON) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado à Rua General José Cristino, 77 (entrada do ON) ou Rua General Bruce, 586 (entrada pelo MAST) – São Cristóvão – Rio de Janeiro. No final de semana (22 e 23 de outubro), a mostra tem início às 14h e se encerra às 18h.

Sobre a Semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida por Decreto em 2004. É realizada anualmente, sempre no mês de outubro, sob a coordenação do MCTIC, por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS). A iniciativa visa promover eventos que aproximem a Ciência e Tecnologia da população, de forma a disseminar o conhecimento científico-tecnológico nacional, em linguagem acessível a todos os públicos, por todo o País.

Saiba mais sobre o evento em: http://semanact.mcti.gov.br/web/guest

registrado em:
Fim do conteúdo da página