Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > JIC 2016
Início do conteúdo da página

XXIV Jornada de Iniciação Científica

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2016, 16h40 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 15h01 | Acessos: 1182

Banner XXIV Jornada de Iniciação Científica

Sobre a Jornada de Iniciação Científica

A Jornada Interna de Iniciação Científica (JIC) é um evento anual, no qual são apresentados os trabalhos desenvolvidos no intervalo de 12 meses, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CETEM), sob a orientação de pesquisadores e tecnologistas da instituição. Os estagiários também participam apresentando seus trabalhos

A apresentação é feita oralmente para uma banca formada por professores eméritos, externos ao CETEM. Cada bolsista tem quinze minutos para apresentar seu trabalho e, no encerramento de cada bloco de apresentações, recebe questionamentos dos avaliadores. A avaliação da banca considera tanto a apresentação oral quanto o texto escrito produzido pelos bolsistas.

Os melhores trabalhos são chamados de "Alunos Destaque". O "Melhor dos Destaques", um destaque na área de inovação tecnológica e um estagiário são premiados.

O evento é aberto ao público.

Sobre a XXIV JIC

Quarenta e oito trabalhos serão apresentados na XXIV JIC, que realizar-se-á nos dias 28 e 29 de julho, no Auditório Prof. Roberto Villas-Bôas, na sede do CETEM, localizada à Av. Pedro Calmon, 900 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ. Os trabalhos estão agrupados por temas: Agrominerais; Caracterização e Beneficiamento; Terras-Raras; Tópicos Especiais; Rochas Ornamentais; Conservação do Patrimônio Cultural; Meio Ambiente e Aproveitamento de Resíduos. Confira a programação no menu ao lado.

A comissão avaliadora é composta pelos professores Antônio Eduardo Clarck Peres (UFMG), Abraham Zakon (UFRJ), Fernando Altino Medeiros Rodrigues (UERJ) e pela chefe da Divisão de Inovação Tecnológica do INT, Fabíola Pereira de Castro.

A edição deste ano da Jornada fará uma homenagem ao pesquisador João Alves Sampaio, falecido em abril de 2016. Sampaio foi um dos fundadores do CETEM e coordenou o PIBIC de 1994 a 1996. Com toda experiência adquirida ao longo dos anos, tendo participado de forma ativa das Jornadas do CETEM, tanto como coordenador quanto como orientador, ele via o PIBIC como uma oportunidade de despertar nos jovens a vocação científica e tecnológica, além de contribuir para os avanços nas pesquisado no País. Sampaio destacava, ainda, que o programa contribui para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores, favorecendo a formação de recursos humanos à pesquisa.

Programação


Clique na imagem para ampliar

Clique aqui para baixar o folder em PDF.

Sobre o PIBIC

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Trabalhos

Clique aqui para visualizar os trabalhos apresentados na XXIV JIC.

Comissão Organizadora

Roberto Carlos da Conceição Ribeiro
Ellen Cristine Giese
Elves Matiolo
Renata Queiroz Affonso
Silvia Gonçalves Egler
Thatyana Pimentel Rodrigo de Freitas

Contato

E-mail: cibic@cetem.gov.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página