Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Coordenações Técnicas
Início do conteúdo da página

Coordenações Técnicas

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 12h02 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h58 | Acessos: 11033

Coordenação de Processos Minerais

A Coordenação de Processos Minerais (COPM) é responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão da execução de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias na área de tratamento de minérios, incluindo processos físico-químicos e técnicas de modificação dos minerais para usos específicos. Inclui projetos e programas de desenvolvimento sustentável em atividades de mineração, com vistas à proteção do meio ambiente, ao estímulo e manutenção da economia.

Coordenação de Processos Metalúrgicos e Ambientais

A Coordenação de Processos Metalúrgicos e Ambientais (CPMA) é responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão da execução de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias nas áreas de metalurgia extrativa em geral, como pirometalurgia, hidrometalurgia e extração por solventes, tratamento de efluentes, biotecnologia, eletroquímica, reciclagem e áreas correlatas. Inclui a execução de projetos-piloto de desenvolvimento e aplicação de tecnologias destinadas ao emprego de processos de metalurgia extrativa e de melhoria e preservação ambiental, além do desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas (extração de metais e tratamento de rejeitos contaminados).

Coordenação de Apoio Técnico às Micro e Pequenas Empresas

A Coordenação de Apoio Técnico às Micro e Pequenas Empresas (CATE) é responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão da execução de estudos, análises e pesquisas para o desenvolvimento de metodologias voltadas ao apoio técnico às micro e pequenas empresas. Busca solucionar problemas relacionados ao uso de tecnologias apropriadas, melhoria de produtividade, redução de desperdícios, preservação do meio ambiente e desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. Oferece apoio tecnológico às micro e pequenas empresas organizadas em arranjos produtivos locais (APLs) de base mineral de forma direta, ou por meio de redes de apoio às quais o CETEM esteja associado. É também responsável pela coordenação e supervisão das ações do Núcleo Regional do Espírito Santo (NR-ES), localizado em Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Coordenação de Análises Minerais

A Coordenação de Análises Minerais (COAM) é responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão, desenvolvimento, otimização e implementação de metodologias analíticas para os projetos de pesquisa em desenvolvimento no CETEM, nas áreas minerometalúrgica e de controle do impacto ambiental. Inclui métodos analíticos clássicos e instrumentais, que visam à caracterização tecnológica de amostras de minérios, rochas, resíduos, ligas, produtos manufaturados, efluentes de origem ambiental e similares.

Fim do conteúdo da página