Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Conservação e Alterabilidade de Materiais de Construção
Início do conteúdo da página

Laboratório de Conservação e Alterabilidade de Materiais de Construção (LACON)

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 14h49 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 16h01 | Acessos: 329

O Laboratório de Conservação e Alterabilidade de Materiais de Construção - LACON foi inaugurado em setembro de 2016 consolidando-se um polo de referência para as atividades de restauração de bens minerais tombados pelo IPHAN.

O LACON, por meio de uma série de equipamentos portáteis, consegue realizar a caracterização tecnológica e a determinação das alterações dos bens minerais tombados (rochas, argamassas, azulejos, vidros...) permitindo que os restauradores possam intervir nos bens, móveis ou imóveis, de forma mais segura, com todo suporte tecnológico necessário.

Além disso, após o diagnóstico das alterações, o LACON é capaz de verificar a atuação de agentes de proteção, limpeza e consolidação dos bens, norteando a melhor escolha do produto a ser aplicado.

O LACON apresenta câmaras que simulam a ação do intemperismo (névoa salina, umidade, raios-UV e SO2) nos materiais em estudo, além dos seguintes equipamentos portáteis não destrutivos: Fluorescência de Raio-x (análise química), Raman, infravermelho, rugosímetro, medidor de velocidade ultrassônica, determinador de dureza, termômetro infravermelho, medidor de cor e brilho, dentre outros.

Já foram realizadas atividades de suporte tecnológico para os seguintes monumentos: Mosteiro de São Bento, Prédio Cia Docas de Navegação, Paço Imperial, Igreja da Candelária, Cristo Redentor, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, Calçada de Copacabana, Copacabana Palace, Calçadas Musicais de Vila Isabel, Cia de Navegação Costeira, Fazenda Capão do Bispo, Parque Lage.

Responsável: Roberto Carlos Ribeiro

Conheça também outros laboratórios: Pesquisas Gemológicas        Caracterização Técnológica        Modelagem Molecular        Interações Superficiais Nanométricas

Fim do conteúdo da página