Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto do Núcleo Regional do CETEM fica em primeiro lugar em Edital da FAPES

Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2019, 08h37 | Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 09h15 | Acessos: 206

A prioridade é o desenvolvimento das rochas aglomeradas com resíduo que resultará na redução do consumo de matérias-primas naturais, diminuindo assim o impacto ambiental.

O projeto do NRES CETEM “Desenvolvimento de norma para rochas artificiais e vidros utilizando resíduos do processamento de rochas ornamentais”, coordenado pela pesquisadora Monica Castoldi Borlini Gadioli, ficou em primeiro lugar no edital FAPES/SEP nº 20/2018 - PPE Gestão e Competitividade - Tema 2 - Desenvolvimento da indústria do Espírito Santo. O valor aprovado  foi  de R$ 133.200,00.

Foto da pesquisadora Monica Castoldi Borlini Gadioli (à direita) sendo homenageada com o Destaque em Menção Honrosa na 15ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, em Vila Velha, Espírito Santo.
Foto da pesquisadora Monica Castoldi Borlini Gadioli (à direita) sendo homenageada com o Destaque em Menção Honrosa na 15ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, em Vila Velha, Espírito Santo.

O projeto tem como objetivo desenvolver a metodologia brasileira de ensaios de caracterização tecnológica para as rochas aglomeradas artificiais produzidas com resíduo de rochas ornamentais e verificar a viabilidade técnica da utilização de diversos tipos de resíduos de rochas ornamentais (variabilidade dos resíduos) para preparação de vidros, visando à normatização do uso do resíduo.

 Esse trabalho tem o intuito de contribuir para a normatização da utilização desses resíduos, que atualmente, são descartados em aterros, e colaborar tanto com o setor produtivo de rochas ornamentais, quanto com o setor da construção civil, onde poderão ser inseridos novos produtos com a utilização dos resíduos de rochas (eco produtos) e redução de consumo de matérias-primas naturais e, consequentemente, diminuição do impacto ambiental. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página