Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Curso de identificação de gemas: confirmada terceira turma

Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 14h47 | Última atualização em Segunda, 13 de Agosto de 2018, 15h44 | Acessos: 95

Está confirmada a terceira turma do curso Técnicas de Identificação de Gemas: do básico ao avançado. Com aulas teóricas e práticas, o curso apresenta técnicas tradicionais da gemologia, como uso de polariscópio, refratômetro e microscópio, entre outros, bem como as mais avançadas técnicas disponíveis no Laboratório de Pesquisas Gemológicas do CETEM (LAPEGE), tais como técnicas espectroscópicas Raman, infravermelho e fluorescência de raios-X.

As aulas serão ministradas no LAPEGE, no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de setembro, das 9h às 17h, perfazendo uma carga horária de 35 horas. Os instrutores serão o pesquisador Jurgen Schnellrath e as geólogas Carolina Souza Santiago, Mestranda em Química e Mineralogia dos Materiais pela Universidade de Bremen, e Bruna Rabelo de Miranda, recém graduada pela UFRJ com especialização em fluorescência de raios-X. O investimento é de R$ 2.500,00, e as vagas são limitadas.

As inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail: ateixeira@cetem.gov.br. Mais informações sobre o programa do curso estão disponíveis em http://www.cetem.gov.br/lapege ou pelo telefone (21) 3865-7366 com Andréa Teixeira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página