Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM participa de rede de pesquisa para aproveitamento de resíduos de Rochas Ornamentais no Espírito Santo

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 14h45 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 15h01 | Acessos: 357

O Diretor do CETEM, Fernando Lins, assinou, durante a última Vitoria Stone Fair - Marmomacc Latin America, que ocorreu entre os dias 5 e 8 de junho, em Serra, no Espírito Santo, um protocolo de intenções para cooperação entre entidades parceiras para normatização da utilização dos resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais.

A iniciativa conta com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI); da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA); da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (SEDES); e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). E com apoio institucional do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (SINDIROCHA).

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Núcleo Regional do Espírito Santo; o Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (CETEMAG); o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) são as instituições responsáveis pela execução do projeto.

O protocolo faz parte de um conjunto de projetos do Governo Estadual do Espírito Santo que tem como objetivo estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico do Arranjo de Rochas Ornamentais. Espera-se que esta medida abra novas alternativas de mercado que estimulem o uso sustentável dos recursos disponíveis. O primeiro projeto será o de aproveitamento dos resíduos de rochas ornamentais em materiais cerâmicos visando normatizar a utilização do resíduo para essas indústrias. O CETEM já vem realizando pesquisas nesse tema e tem conseguido resultados promissores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página