Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM participa de evento internacional sobre espectroscopia Raman

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 14h43 | Última atualização em Segunda, 13 de Agosto de 2018, 15h44 | Acessos: 188

O pesquisador Otávio da Fonseca Martins Gomes participou do XIII International GeoRaman Conference, entre os dias 10 e 14 de junho, em Catânia, Itália, com trabalho de caracterização de minérios de ferro de Carajás.

Otávio apresentou o trabalho "Validating the maghemite identification in Brazilian iron ores through Raman spectroscopy". Acredita-se que a maghemita possa estar sendo erroneamente identificada como magnetita e/ou hematita em rotinas de caracterização de minérios de ferro na academia e na indústria. O trabalho em questão, derivado do projeto de pesquisa da bolsista PCI Renata Hiraga, utilizou a micro-espectroscopia Raman associada à microscopia ótica de luz refletida para validar a identificação da maghemita, magnetita e produtos intermediários. Foi confirmada a presença de magnetita não estequiométrica com diferentes estágios de oxidação em minérios de ferro das minas N4WN e N4WS de Carajás.

O GeoRaman 2018 teve como objetivo fornecer um fórum científico para apresentar e promover pesquisas na aplicação da espectroscopia Raman para o estudo de materiais e processos geológicos. O escopo do evento compreendeu os aspectos teóricos e experimentais da caracterização de materiais, além de avanço nas técnicas e instrumentação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página