Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pesquisadora do CETEM participa de simpósio sobre Mineração Urbana e Economia Circular

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 15h04 | Última atualização em Segunda, 13 de Agosto de 2018, 15h44 | Acessos: 182

A pesquisadora Lúcia Helena Xavier participou, entre os dias 21 e 23 de maio, do SUM 2018 – Symposium on Urban Mining and Circular Economy, realizado em Bergamo, na Itália.

Lúcia apresentou dois trabalhos de pesquisa intitulados: "Urban mining and e-waste management in South America” e “Urban mining and circular economy: E-waste management in Rio de Janeiro City, Brazil".

Os trabalhos tratam da importância da quantificação da geração dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), que contêm materiais de alto valor agregado e podem ser recuperados e reinseridos em diferentes cadeias produtivas, contribuindo para a gestão eficiente de recursos e dos resíduos de processos produtivos, segundo os conceitos de mineração urbana e economia circular.

O SUM 2018 é um dos eventos mais importantes do mundo na área. Durante o simpósio, foram abordados os seguintes temas: fontes e caracterização de recursos em áreas urbanas, tecnologias para extração de materiais, coleta seletiva, programas de devolução, vias de recirculação e mercados, aspectos econômicos e legais, mineração urbana e conceitos de economia circular em países em desenvolvimento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página