Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM realiza o seminário Perspectivas do Setor Mineral

Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 10h02 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 15h21 | Acessos: 176

O CETEM realizará, no dia 17 de abril, o seminário Perspectivas do Setor Mineral, a partir das 10h00, na sala Prof. Antonio Dias Leite, na sede da instituição, localizada na Av. Pedro Calmon, 900 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Haverá duas palestras no evento. O primeiro palestrante será o especialista em políticas públicas e responsável do BNDES pelo acompanhamento e elaboração de políticas de desenvolvimento para as indústrias de base, Pedro Paulo Dias Mesquita, que ministrará a palestra "Visão BNDES 2035: Mineração e Metalurgia", baseada no documento "Visão 2035: Brasil, país desenvolvido" tornado público recentemente pelo Banco de fomento, que decorre de seu planejamento estratégico para o período 2018-2035. Com base em três cenários (de destravamento, de potenciação; e de transformação) os especialistas do BNDES analisaram diversos setores econômicos, entre eles o da mineração e metalurgia.

Em seguida, Afonso Luis Cavaliere Sartorio, sócio da EY, proferirá a palestra "Mineração 4.0: o que é, o que vem por aí", que irá tratar do processo de transformação que envolve a utilização crescente de ferramentas e recursos sofisticados como IoTBig Data, manufatura avançada (impressão 3 D), robótica , entre outros, a denominada Indústria 4.0. O desdobramento desta tendência nas atividades minerais tem sido chamado de Mineração 4.0.

Após as palestras, o professor José Carlos D'Abreu, da PUC-Rio, irá coordenar os debates. As inscrições estão encerradas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página