Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM reduz de forma significativa seu consumo anual de água

Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 11h00 | Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 13h57 | Acessos: 471

O CETEM aderiu ao Programa Esplanada Sustentável em março de 2013. Desde entāo vem buscando utilizar melhor os seus recursos por meio de um conjunto de ações, implementadas pela comissão que gerencia o Plano de Logística Sustentável do Centro, voltadas a gestão de água, de energia elétrica, resíduos sólidos, coleta seletiva, entre outras.

Com relação à água as ações incluíram a adequação das instalações hidráulicas em copas e banheiros, a substituição das torneiras de volante por torneiras temporizadas, e a medida de maior impacto: a captação de água da chuva para abastecer o espelho d´água com cerca de 700 mil litros, além de dois pequenos lagos, localizados na região do estacionamento, que somam cerca de 300 mil litros. A reposição da água do lago era feita exclusivamente com água da CEDAE.

Os resultados já alcançados são apresentados no gráfico abaixo. O consumo anual de água diminuiu substancialmente, tanto no CETEM como no Núcleo Regional do Espírito Santo (NRES), inaugurado em 2014. A economia decorrente do esforço pode ser mensurada, em 2017, pela despesa evitada, de aproximadamente R$ 200 mil, alcançada com a redução do consumo de água, em relação a 2012.

Outras iniciativas, como a substituição de garrafões de água mineral por filtros e a utilização de canecas pessoais em vez de copos descartáveis, contribuíram para a conscientização dos colaboradores para a questão. Apesar de o Programa Esplanada Sustentável ter sido praticamente descontinuado, o CETEM continua engajado no propósito inicial.

registrado em:
Fim do conteúdo da página