Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para curso Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos no CETEM

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 10h06 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 09h43 | Acessos: 342

O curso Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), ministrado pelas pesquisadoras Lúcia Helena Xavier, Ellen Cristina Giese e Ana Cristina Duthie, será realizado na sede do CETEM, no Rio de Janeiro, na modalidade presencial, de 22 a 24 de novembro. As inscrições estão abertas; e as vagas são limitadas.

Com duração de 24 horas/aula, o programa do curso inclui: a apresentação de conceitos e técnicas tradicionais da Logística Reversa aplicada à gestão do e-waste (resíduo eletroeletrônico); a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305 de 2010 e o Decreto nº 7.404 de 2010), a partir da qual foi estabelecida a responsabilidade compartilhada pela gestão de resíduos considerados críticos sob a ótica da gestão ambiental; as diretrizes para a implantação dos Sistemas de Logística Reversa (SLR); estudos de caso internacionais; e as normas nacionais.

No Brasil, estima-se que o crescente consumo de equipamentos eletroeletrônicos resulte no descarte de 4 a 7 kg de materiais por ano por habitante; cerca de um milhão de toneladas. Temos mais de 250 milhões de linhas ativas de telefonia móvel, o que corresponde a cerca de 20 mil toneladas de aparelhos celulares como resíduos potenciais no período até quatro anos, a partir da data da aquisição pelos consumidores.

Essa "mina urbana" acumula riqueza crescente em diversos metais. Estima-se que, anualmente, sejam descartados no país cerca de 10 toneladas de ouro e 64 mil toneladas de cobre. A logística reversa inicia-se a partir do descarte dos resíduos e, como forma de destinação, pode chegar até a etapa de reciclagem. No entanto, antes desta alternativa, outras se apresentam como: o reúso, o reparo, o recondicionamento e a remanufatura.

Mais informações sobre a ementa do curso, público-alvo, investimento, inscrições e instrutores estão disponíveis na página http://www.cetem.gov.br/curso-reee.

registrado em:
Fim do conteúdo da página