Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM apresenta finalização do Projeto CATER na UESPI

Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 08h21 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2017, 16h14 | Acessos: 777

Pesquisadores do CETEM reuniram-se, no último dia 26 de abril, com o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, e com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz, para apresentar o encerramento do Projeto CATER. O principal resultado do projeto foi a adequação de instalações prediais existentes para abrigar o Laboratório de Tecnologia Mineral, no Campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí, a partir do investimento de recursos financeiros para aquisição de máquinas e equipamentos oriundos da FINEP. Recursos do CETEM também foram investidos na compra de mobiliário, ar condicionado, computadores e estruturação de uma minibiblioteca.

Como resultados adicionais do projeto, destacam-se, ainda, a capacitação de recursos humanos e a realização de quatro programas de pesquisa e desenvolvimento: Avaliação da Qualidade das Águas Subterrâneas do Estado do Piauí; Avaliação do Potencial das Rochas Ornamentais do Estado do Piauí; Ativação Ácida das Atapulgitas de Guadalupe-PI; e Potencial Propante das Areias do Piauí e Adjacências da Bacia do Parnaíba (Formação Pedra de Fogo, Parnaíba e Piauí).

O estado do Piauí tem grande potencial para exploração mineral, e o projeto executado pelo CETEM, com a participação de bolsistas DTI/CNPq, e pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) já rende frutos, como a implantação de um curso de Geologia em Teresina, já autorizado pelo governador Wellington Dias.

A equipe de pesquisadores do CETEM que participou da reunião foi composta pelos pesquisadores Paulo Braga, Silva França e Luiz Carlos Bertolino.

registrado em:
Fim do conteúdo da página