Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM, SGM/MME, DNPM e CPRM firmam parceria para cooperação técnico-científica

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2017, 13h53 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 15h37 | Acessos: 1165

Dirigentes após assinatura do Termo de Cooperação. Da esquerda para a direita: Victor Bicca (Diretor-Geral do DNPM), Vicente Lôbo (Secretário SGM/MME), Fernando Lins (Diretor do CETEM) e Eduardo Ledsham (Presidente da CPRM).

Dirigentes do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia (SGM/MME), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) assinaram ontem (27) um Acordo de Cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de programas e projetos de PD&I; prestação de serviços tecnológicos; intercâmbio de informações técnico-científicas; realização conjunta de atividades de ensino e treinamento, cursos, conferências e seminários; e atividades culturais relevantes de interesse das instituições signatárias.

A assinatura do documento antecedeu a apresentação da palestra Ações para a revitalização do setor mineral brasileiro, proferida pelo Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vicente Lôbo. Ao longo da palestra, o Secretário traçou um panorama da indústria mineral no Brasil, ressaltando a importância deste setor e abordou temas como: as diretrizes e desafios do MME, a atuação do DNPM e da CPRM e o Programa para a Revitalização da Indústria Mineral Brasileira, que inclui a proposta de criação da Agência Nacional de Mineração entre outras ações. Ao final, o palestrante, juntamente com o Diretor-Geral do DNPM, Victor Bicca, e o Presidente da CPRM, Eduardo Ledshham responderam as questões do público presente.

A comitiva de dirigentes do MME, que esteve no CETEM a convite do Diretor Fernando Lins, também se reuniu com a Diretoria Executiva do Centro e conheceu suas instalações laboratoriais.

O evento, que reuniu 80 pessoas dentre colaboradores do CETEM, representantes da academia, empresas privadas, instituições públicas e estudantes, integrou as comemorações do aniversário do CETEM, que completou 39 anos no último dia 18 de abril.

Fim do conteúdo da página