Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CETEM celebrou diversos contratos de P&D com grandes empresas no segundo semestre de 2016

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2016, 10h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 15h37 | Acessos: 2009

A despeito da crise em geral, e da crise da mineração em especial, em face da queda dos preços das commodities minerais, o CETEM celebrou, no segundo semestre, diversos contratos de P&D e serviços tecnológicos especializados com grandes empresas nacionais e internacionais. Esse movimento das empresas parece significar uma inflexão na tendência declinante, desde 2014/2015, percebida pelo CETEM.

Essa retomada de investimentos tem se dirigido ao desenvolvimento tecnológico de novos ativos, em estudos de laboratório ou planta piloto, e à otimização de plantas já em operação. Entre as empresas parceiras podem ser citadas a Anglo Gold Ashanti (bio-oxidação de minério aurífero), Anglo American Fosfato Brasil (flotação de ultrafinos), Rio Paracatu Mineração (flotação de minérios auríferos), Vale (tratamento de lamas de minério de ferro) e Votorantim Metais (concentração de sulfetos polimetálicos), entre outras.

Cabe mencionar também, neste semestre, a procura da competência do CETEM por empresas de médio porte do exterior: de Portugal, para o desenvolvimento de rota de processamento de um minério de lítio, e da Austrália, para estudar o beneficiamento de um minério de diatomitas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página